sábado, 19 de janeiro de 2013

CAOS NA EDUCAÇÃO DE SARANDI



Passamos por um momento difícil em nosso município. Talvez você não saiba, mas o índice de avaliação (IDEB) escolar de Sarandi é o menor de toda a região. Por que isso ocorre justamente em Sarandi?
Talvez tenhamos algumas respostas: Os professores de nosso município recebem o menor salário desta região e enfrentam dificuldades como: falta de material de trabalho, formação docente e horas-atividade. Além disso, faltam professores para as aulas de Educação Física, Arte e para o reforço escolar. Enquanto isso a violência avança dentro de nossas escolas.
Diante disso, perguntamos: o que nossos representantes estão fazendo para enfrentar esta situação?
Nos últimos dias o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) apreendeu pelo menos dois empresários do ramo da educação, um funcionário público e o próprio secretário da educação, o conhecido Professor Manuel, ex-vereador e ex-diretor da Escola Estadual do Jardim Panorama. A acusação que pesa sobre eles é que estariam envolvidos num esquema de fraude de licitação em que seriam desviados centenas de milhares de reais para os bolsos privados.
Fica fácil, portanto, compreender porque Sarandi possui o menor índice educacional da região, os piores salários dos professores e servidores e porque nossas crianças enfrentam um sistema escolar tão precário.
Receamos que esta seja apenas a ponta do iceberg. Ora, se há desvio de recursos na educação porque não haveria em outras áreas? Como exemplo, podemos citar os problemas na saúde e na qualidade do asfalto e na própria falta dele.
Senhores pais, não podemos assistir o futuro de nossos filhos serem assaltados dessa maneira. A educação pública e de qualidade é um direito para todos, porque, então, não ensinamos esportes, artes, leitura, escrita, história, números com qualidade suficiente?
Vamos nos unir. Precisamos organizar uma grande frente de luta contra a corrupção na educação de nossa cidade e exigir fiscalização de todas as contas públicas. Vamos à luta!?
Próxima reunião – terça feira, 22/01/2013, Local: Escola Estadual Irmã Antona, 19 horas.
Associação de Moradores do Jardim Independência II e Panorama/ Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (ANEL) / APP de Luta e Pela Base – Oposição Sindical / CSP CONLUTAS / Oposição sindical Servidores em Luta – Sarandi / Diretório Central dos Estudantes – Gestão Movimente-se UEM / Conselho de Segurança do Município de Sarandi 

Carta aberta aos vereadores de Sarandi


Carta aberta aos vereadores de Sarandi

A população de Sarandi vem por desta se dirigir respeitosamente a esta casa de leis na certeza de que seremos atendidos. É fato público e de ciência da maioria de nossa população a deflagração da operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) intitulada Quadro Negro, a qual se dispôs e investigar crimes envolvendo a educação pública. Em nossa cidade, para nossa tristeza e amargura, foram presos dois empresários, um funcionário público e o senhor secretário de município de educação. A acusação que pesa sobre os detidos é que teriam participado de um esquema de fraudes de licitação e o que valor supostamente desviado estaria na casa das centenas de milhares. Ficamos imensamente preocupados com o presente e o futuro de nossas crianças ao testemunhar este fato deplorável. Então, não nos resta outra iniciativa a não ser nos perguntar: como é possível que tal quantia seja desviada para o bolso de terceiros enquanto nossos professores e servidores municipais recebem os salários mais baixos de nossa região? Como é possível que tal crime ocorra enquanto a situação nas escolas é precária, faltando não só material de trabalho para os professores, como também estrutura adequada para o exercício do aprendizado? Diante dos fatos não há argumentos. Ficamos então a nos perguntar: qual o objetivo deste grupo que administra esta pasta tão fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade? Qual será o futuro de nossas crianças? O que será de nossos professores? Nós, munícipes de Sarandi, esperamos independência desta casa de leis e compromisso com a justiça, por isso, vimos por meio desta, reivindicar um firme posicionamento e que sejam tomadas todas as providências cabíveis a para que os culpados sejam punidos. Não podemos assistir passivamente tal situação, pois isso nos colocaria na condição de cúmplices. É preciso que defendamos a justiça e a honestidade, pois assim, além de tudo, estamos ensinando nossas crianças a lutar por seus direitos. Certos de que seremos correspondidos e teremos os interesses públicos defendidos por esta casa de leis, subscrevemo-nos.

Associação de Moradores do Jardim Independência II e Panorama
Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (ANEL)
APP de Luta e Pela Base – Oposição Sindical
CSP CONLUTAS
Oposição sindical Servidores em Luta – Sarandi
Diretório Central dos Estudantes – Gestão Movimente-se UEM
Conselho de Segurança do Município de Sarandi