“(...) Não há amanhã sem projeto, sem sonho, sem utopia, sem esperança, sem o trabalho de criação e desenvolvimento de possibilidades que viabilizem a sua concretização. O meu discurso em favor do sonho, da utopia,da liberdade, da democracia é o discurso de quem recusa a acomodação e não deixa morrer em si o gosto de ser gente, que o fatalismo deteriora" (Paulo Freire)
domingo, 12 de setembro de 2010
POLÍTICA, DEMOCRACIA E FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO
Eu defendo a liberdade política e religiosa, próprias da democracia. No entanto, o vídeo acima, que está sendo disseminado na internet, é absolutamente absurdo. Primeiro que a maioria absoluta da igreja católica (inclusive da CNBB), embora com críticas, tem apoiado com firmeza o governo Lula, que o foi o melhor que já existiu e o único que tirou mais 20 milhões de pessoas da miséria. Ao veicular esta tipo de vídeo, o que fazemos é somente favorecer o candidato que apoia as grandes empresas e as classes dominantes deste país, que o governam desde a conquista violenta feita pelos europeus, inclusive com o aval da Igreja católica. Não é difícil perceber que historicamente a Igreja católica esteve ao lado dos dominantes, desde o período medieval, embora atualmente a CNBB sabiamente apoia os grupos políticos que defendem o fim da miséria e a igualdade social.
Não sei se vc sabe mas a raiz do aborto esta na condição social indigna de miséria. Uma pessoa que tem condições materias e humanas de criar um filho com amor jamais desejará fazer um aborto.
Vc também deveria saber que o José Serra é apoiado pelas grandes empresas, pela rede globo e pela grande imprensa. Também deve saber que não são as propostas de campanha que serão efetivadas. Na verdade, o presidente eleito deverá devolver aos grupos que o apoiram as benesses do seu governos. O que o FHC fez, e o Serra continuará fazendo, caso eleito, é entregar nossa país as grandes multinacionais. E isso não significará apenas a morte de fetos, mas a desgraça de um país inteiro, com redução de salários, enriquecimento das grandes empresas e degração do meio ambiente. Deste modo, pergunto, o Serra ao fazer um falso discurso contra o aborto, por acaso é a favor da vida?
Sim, ele é a favor dos empresários que financiam a campanha dele e dos seus comparsas. Imagina quantas vidas podem ser abortadas aos poucos durante toda a vida sem água para beber, comida para comer ou uma cama para dormir? o que será duma criança que nasce numa favela, cujo pai é traficante e a mãe é desnutrida e prostituta?
Aí encontra-se a raiz do problema.
Não se trata, aqui de ser a favor do aborto, sou absolutamente contra. Trata-se de defender uma sociedade democrática que busque a igualdade social, o fim da fome dos vivos.
Depois, é absolutamente homofóbico, preconceituoso e autoritário querer impor aos homessexuais que cumpra as regras religiosas. As igrejas tem total liberdade para defender seus ideiais, mas é um verdadeiro crime querer impor isso a quem não acredita ou não tem essa doutrina como verdade. Por acaso alguma Igreja tem o testamento de Deus dizendo o que é e o que não é verdade?
eu acredito que um homossexul sincero e com caráter teria maior espaço nos braços de Jesus do que religiosos fanáticos, fundamentalistas e hipócritas.
Qual mal há em amar outro ser humano, a não ser ferir o orgulho machista de alguns fundamentalismos.
Mas, se seguirmos a linha deste vídeo, devemos abrir mão de 8 anos de avanço no emprego, na moradia, na educação, na saúde para retroceder a um governo cuja princial bandeira é defender os interesses das grandes empresas internacionais orquestradas pelo EUA.
Se existe algum projeto político que defende a vida, certamente não é o projeto tucano. Basta olhar como os professores foram recepcionados por Serra, quando da legitima luta por melhores salários.
Olha, teço muitas críticas ao governo Lula, mas porque penso que temos que avançar na distribuição de renda, na reforma agrária, na ampliação do acesso a universidade e na educação de qualidade, e no aprofundamento da democracia, e não porque desejo retrocedor ao projeto das classes dominantes brasileiras, representadas por José serra.
Engraçado, por que algumas denominaçoes religiosas se preocupam tanto com o aborto, e não se preocupam com as milhares de crianças que são estupradas todos os dias? por que não se preocupam com os milhões de desempregados? por que não se preocupam com a concentração de terra absurda neste país? por que não re preocupam com o trabalho escravo infantil e adulto que existe neste países? por que não se preocupam com a concentração de riquezas, inclusive nas mãos de empresas administradas por religiosos?
Isso é obvio. Se preocupar com essas questões significa fim de vultosas doaçoes às igrejas. Significa perda de fiéis entre as classes dominantes e, consequente, perda de poder.
A única religão verdadeira só pode ser aquela que defende a vida, a igualdade social, a partilha dos bens. Só pode haver religião verdadeira se esta optar pelos excluídos, pelos deserdados da terra, pelos injustiçados, pelos pobres, pelos oprimidos, desde a sua concepão até o final da sua vida. Não foi isso que Jesus fez a vida toda?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caro Josimar, acredito que você comete um equívoco muito grande em condenar desta forma o governo do ex-presidente FHC e também a atuação de José Serra. Lembre-se que se hoje estamos vivendo uma certa estabilidade economica, foi pelo árduo trabalho do então Ministro da Fazenda FHC.
ResponderExcluirUma doutrinação ideológica e burra, faz com que não reconheçamos o grande estadista que foi Fernando Henrique Cardoso. Para pessoas que não possuem uma formação suficiente é normal não reconhecer os méritos que o governo FHC teve na história, apenas lamento que você como minoria pensante não reconheça fatos e se deixe levar por ideologias.
Com relação ao aborto é só um dos temas que o PT e o seu PNDH3 propõe. Se a sociedade de bem não trabalhar em prol dos valores que correspondem a maioria, logo a liberdade de imprensa será afetada, a liberdade religiosa, tendência já ocorrida em vizinhos da América Latina e que foram uma catástrofe para a população.
E a sua última frase me preocupa. Será que Jesus realmente foi um líder político, que incentivava atos contrários a lei? Será que se Jesus vivesse hoje ele estaria lutando juntamente com os desordeiros do MST e outros movimentos que pregam um ódio entre classes?
Quem esse Gustavo pensa que É? O dono da verdade? Pensa por acaso que Jesus é monopólio dele? Bem se vê que ele conhece muito pouco sobre Jesus. Em Lc capítulo 4 Jesus mostra exatamente a que veio. E veio exatamente para defender a vida.
ResponderExcluir