sexta-feira, 19 de julho de 2013

Sobre Excluir as pessoas do facebook

Uma pessoa acabou de me bloquear no facebook como represália a reflexões feitas por mim, a qual ela simplesmente discorda.

Nunca excluí ninguém do meu face. Seja ele crente fundamentalista, homofóbico ou machista.
Excluir alguém me parece uma solução violenta e autoritária porque rompe a possibilidade de diálogo, de conviver com a diferença e negociar saídas para vida coletiva, para um mundo comum do qual todos nós incondicionalmente fazemos parte. Revela a face intolerante e incapaz de compreender o universo do outros nos seus próprios termos. Significa que selecionamos as pessoas com as quais queremos nos relacionar e as categorizamos em dois tipos: 1) aqueles agradáveis, isto é, fazem o que eu faço e 2) os insuportáveis e perigosos, que me aborrecem o tempo todo por pensarem diferente de mim.


Excluir alguém do facebook é um pequeno sinal da dificuldade de viver democraticamente. Se ampliarmos isso para esferas mais amplas, podemos, por exemplo, excluir religiosos por não gostarmos do seu fundamentalismo. Ateus por não compartilharem de nossas crenças ou homossexuais por adotarem uma orientação sexual diferente da predominante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário