sexta-feira, 19 de julho de 2013

Sobre Excluir as pessoas do facebook

Uma pessoa acabou de me bloquear no facebook como represália a reflexões feitas por mim, a qual ela simplesmente discorda.

Nunca excluí ninguém do meu face. Seja ele crente fundamentalista, homofóbico ou machista.
Excluir alguém me parece uma solução violenta e autoritária porque rompe a possibilidade de diálogo, de conviver com a diferença e negociar saídas para vida coletiva, para um mundo comum do qual todos nós incondicionalmente fazemos parte. Revela a face intolerante e incapaz de compreender o universo do outros nos seus próprios termos. Significa que selecionamos as pessoas com as quais queremos nos relacionar e as categorizamos em dois tipos: 1) aqueles agradáveis, isto é, fazem o que eu faço e 2) os insuportáveis e perigosos, que me aborrecem o tempo todo por pensarem diferente de mim.


Excluir alguém do facebook é um pequeno sinal da dificuldade de viver democraticamente. Se ampliarmos isso para esferas mais amplas, podemos, por exemplo, excluir religiosos por não gostarmos do seu fundamentalismo. Ateus por não compartilharem de nossas crenças ou homossexuais por adotarem uma orientação sexual diferente da predominante.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

BRASIL RECEBE A VISITA DE DARWIN MARX II PARA A REALIZAÇÃO DA JORNADA MUNDIAL ATEIA


Brasil, o país com maior número de ateus no mundo, está contando as horas para o início da Jornada Mundial Ateia, evento que contara com a presença de Darwin Marx II, o grande-camarada, líder do Ateísmo Mundial Cubano, eleito no último mês de março. O evento promete reunir a juventude ateia do mundo todo e ser uma grande celebração da humanidade, da emancipação religiosa e do fim da opressão clerical. O Estado já gastou mais de 300 milhões em obras de infraestrutura, transporte e segurança para receber os jovens ateus do mundo inteiro.
Esta a primeira vez que o líder ateu viaja para fora de Havana desde que foi escolhido o novo comandante da força ateia mundial. O povo brasileiro está ansioso para recebê-lo e acredita que a presença do camarada poderá alavancar ainda mais o ateísmo no Brasil. Cantores como Caetano Veloso, Chico Buarque de Holanda e Gilberto Gil devem comandar as apresentações para Darwin Marx II. Os jovens farão vigílias e caminhadas e ouvirão discursos do camarada-chefe.
Espera-se também que Darwin Marx II faça uma crítica aos mais de 500 anos de dominação religiosa no Brasil e condene a o genocídio praticado contra os nativos americanos após a chegada dos primeiros religiosos à esta região. Ele também deverá condenar a escravidão e a crença, aceita pelos religiosos, durante grande parte do período colonial, de que negros e índios faziam parte de uma categoria inferior aos batizados europeus.
A minoria cristã, no entanto, promete manifestações enquanto Darwin Marx II estiver no Brasil. A frente cristã é liderada pelos Pastores Marco Feliciano e Silas Malafaia e tem como principal porta voz a Jornalista Raquel Sherazade, que denuncia o que chama de culto à personalidade. O grupo promete fazer protestos contra o desperdício de gastos públicos com a Jornada Mundial Ateia e contra a cristianofobia, da qual julgam ser vítimas.
Os cristãos, em número diminuto no Brasil, afirmam que são vítimas da ditadura da maioria e que são o grupo social mais discriminado pela intolerância de uma sociedade que não aceita como racionais práticas arcaicas como orar em línguas, confessar os pecados, fazer penitência, doar o dízimo e se alimentar simbolicamente de carne humana.

A principal reivindicação dos cristãos é pelo direito de poderem se identificar publicamente como tal e restaurar o estilo de vida da idade média, período em que o cristianismo viveu seus anos dourados e detinha o controle político e econômico da sociedade. Outra reinvindicação é voltar a cobrar o dízimo dos fieis e comercializar artefatos religiosos, como terra ungida, caneta do milagre e imagens sagradas. Eles prometem realizar o batismo público de todos que desejarem encontrar o que consideram o caminho da salvação. 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

OFÍCIO DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS SOCIÓLOGO(A)S À SEED-PR


São Paulo, 20 de dezembro de 2011.

OF nº 16/2011 – Presidência
Á
SEED - PR

Prezados

Ao verificar o EDITAL N.º 90/2011 - DG/SEED que diz respeito ao Processo Seletivo Simplicado para a Secretaria de Educação do Estado do Paraná, cuja realização esta sob a responsabilidade desta conceituada Instituição, constatamos em relação aos critérios de classificação que no Quadro 1 - Tabela de Títulos para Avaliação– os Critérios e Requisitos mínimos, para o cargo de professor de Sociologia não está de acordo com a Deliberação 03/08 que determina: Art. 6º A partir do início do ano de 2012, as disciplinas de Filosofia e Sociologia deverão ser ministradas exclusivamente por professores licenciados em Filosofia e Sociologia, respectivamente. Para ministrar aulas de sociologia é necessária a Formação/Licenciatura em Ciências Sociais conforme o que atesta a Lei Nº 6.888, de 10 de dezembro de 1980 e Decreto 89.531, de 05 de abril de 1984 que cria a Profissão do Sociólogo que dispõe sobre o exercício da profissão de Sociólogo estabelecendo, entre outras atribuições, “ensinar Sociologia Geral ou especial (...)”.

Por possuir uma formação mínima de quatro anos dedicados às Ciências Sociais, o professor mais adequado para o ensino da Sociologia não pode ser outro senão o próprio sociólogo.

Esta demarcação profissional é importante, pois do ponto de vista legal, uma é incompatível com a outra. Daí por que da nossa preocupação com o que este disposto no edital em epigrafe, a fim de podermos evitar possíveis questionamentos na área jurídica, o que traria um desgaste para as partes envolvidas no concurso.
Diante do exposto, solicitamos a Coordenação desta ilustre Instituição que se digne a sanar os equívocos cometidos, deixando claro aos futuros candidatos ao cargo de Professor de Sociologia, o perfil de profissional que Secretaria de Educação do Estado do Paraná deseja contar em quadro profissional.
Atenciosamente,
Sem mais, registrando aqui nossa expressão de melhor apreço,
Cordialmente,

Soco Ricardo Antunes de Abreu (DRT 1560 – SP)
Presidente da Federação Nacional dos Sociólogo(a)s - FNS

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

QUEM CALA CONSENTE!

 A Câmara de vereadores de Sarandi-PR até agora se mantém calada sobre o desvio de dinheiro da educação e sobre o pedido de prisão e afastamento de Carlos de Paula. Infelizmente nenhum vereador sequer se pronunciou atá agora a respeito das prisões e afastamentos.
Vereadores, queremos ouvi-los, vocês foram eleitos para defenderem o povo e a justiça. Cade vocês? Por acaso o silêncio de vocês significa omissão, conivência ou cumplicidade?

sábado, 19 de janeiro de 2013

CAOS NA EDUCAÇÃO DE SARANDI



Passamos por um momento difícil em nosso município. Talvez você não saiba, mas o índice de avaliação (IDEB) escolar de Sarandi é o menor de toda a região. Por que isso ocorre justamente em Sarandi?
Talvez tenhamos algumas respostas: Os professores de nosso município recebem o menor salário desta região e enfrentam dificuldades como: falta de material de trabalho, formação docente e horas-atividade. Além disso, faltam professores para as aulas de Educação Física, Arte e para o reforço escolar. Enquanto isso a violência avança dentro de nossas escolas.
Diante disso, perguntamos: o que nossos representantes estão fazendo para enfrentar esta situação?
Nos últimos dias o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) apreendeu pelo menos dois empresários do ramo da educação, um funcionário público e o próprio secretário da educação, o conhecido Professor Manuel, ex-vereador e ex-diretor da Escola Estadual do Jardim Panorama. A acusação que pesa sobre eles é que estariam envolvidos num esquema de fraude de licitação em que seriam desviados centenas de milhares de reais para os bolsos privados.
Fica fácil, portanto, compreender porque Sarandi possui o menor índice educacional da região, os piores salários dos professores e servidores e porque nossas crianças enfrentam um sistema escolar tão precário.
Receamos que esta seja apenas a ponta do iceberg. Ora, se há desvio de recursos na educação porque não haveria em outras áreas? Como exemplo, podemos citar os problemas na saúde e na qualidade do asfalto e na própria falta dele.
Senhores pais, não podemos assistir o futuro de nossos filhos serem assaltados dessa maneira. A educação pública e de qualidade é um direito para todos, porque, então, não ensinamos esportes, artes, leitura, escrita, história, números com qualidade suficiente?
Vamos nos unir. Precisamos organizar uma grande frente de luta contra a corrupção na educação de nossa cidade e exigir fiscalização de todas as contas públicas. Vamos à luta!?
Próxima reunião – terça feira, 22/01/2013, Local: Escola Estadual Irmã Antona, 19 horas.
Associação de Moradores do Jardim Independência II e Panorama/ Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (ANEL) / APP de Luta e Pela Base – Oposição Sindical / CSP CONLUTAS / Oposição sindical Servidores em Luta – Sarandi / Diretório Central dos Estudantes – Gestão Movimente-se UEM / Conselho de Segurança do Município de Sarandi 

Carta aberta aos vereadores de Sarandi


Carta aberta aos vereadores de Sarandi

A população de Sarandi vem por desta se dirigir respeitosamente a esta casa de leis na certeza de que seremos atendidos. É fato público e de ciência da maioria de nossa população a deflagração da operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) intitulada Quadro Negro, a qual se dispôs e investigar crimes envolvendo a educação pública. Em nossa cidade, para nossa tristeza e amargura, foram presos dois empresários, um funcionário público e o senhor secretário de município de educação. A acusação que pesa sobre os detidos é que teriam participado de um esquema de fraudes de licitação e o que valor supostamente desviado estaria na casa das centenas de milhares. Ficamos imensamente preocupados com o presente e o futuro de nossas crianças ao testemunhar este fato deplorável. Então, não nos resta outra iniciativa a não ser nos perguntar: como é possível que tal quantia seja desviada para o bolso de terceiros enquanto nossos professores e servidores municipais recebem os salários mais baixos de nossa região? Como é possível que tal crime ocorra enquanto a situação nas escolas é precária, faltando não só material de trabalho para os professores, como também estrutura adequada para o exercício do aprendizado? Diante dos fatos não há argumentos. Ficamos então a nos perguntar: qual o objetivo deste grupo que administra esta pasta tão fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade? Qual será o futuro de nossas crianças? O que será de nossos professores? Nós, munícipes de Sarandi, esperamos independência desta casa de leis e compromisso com a justiça, por isso, vimos por meio desta, reivindicar um firme posicionamento e que sejam tomadas todas as providências cabíveis a para que os culpados sejam punidos. Não podemos assistir passivamente tal situação, pois isso nos colocaria na condição de cúmplices. É preciso que defendamos a justiça e a honestidade, pois assim, além de tudo, estamos ensinando nossas crianças a lutar por seus direitos. Certos de que seremos correspondidos e teremos os interesses públicos defendidos por esta casa de leis, subscrevemo-nos.

Associação de Moradores do Jardim Independência II e Panorama
Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (ANEL)
APP de Luta e Pela Base – Oposição Sindical
CSP CONLUTAS
Oposição sindical Servidores em Luta – Sarandi
Diretório Central dos Estudantes – Gestão Movimente-se UEM
Conselho de Segurança do Município de Sarandi